segunda-feira, 8 de julho de 2013

Devocional - Afaste de mim o Livre Arbírtio

Postado para Ministério Maanaim em 09/07/2013.

Bom dia à todos. 
Que a paz que excede a todo entendimento, seja superabundante na vida de vocês.

Já a algum tempo, esse assunto tem estado presente em minha vida, hoje vamos discorrer um pouco.

Me lembro de uma vez conversar com um amigo, sobre um incidente dentro de sua casa. Seu filho, tinha mania de brincar perto do fogão e por mais que ele falasse sobre o risco, ele insistia. Por vezes ele chegou muito próximo do fogo, sem a menor noção do perigo que corria. E em todas as vezes, a criança era advertida pelo pai. Um dia, o pai tomou uma decisão... Segurou uma das mãos do filho e aproximou do fogo. O filho disse: "Papai, tá quente. O pai respondeu: "Filho, é isso que acontece quando você brinca aqui perto. O fogo queima e machuca." Nunca mais, o menino brincou perto do fogão.

Trazendo aqui para o devocional dessa manhã, percebo que Deus faz isso conosco às vezes... Muitos vão achar, que o pai cometeu exagero. Mas não... Aquela foi a forma encontrada para educar o filho. Se ele não mostrasse a consequência, a criança não saberia o risco.

Quando dirigimos o nosso carro... Em uma via que é permitido 90 km/h o mínimo que se faz é 120 km/h. Agora, quando a prefeitura, bendita prefeitura, coloca um radar nessa mesma via, se o radar marca 70 km/h passamos a 50 km/h... Porque??? Porque o radar, tem o "poder" de nos corrigir imediatamente.

Às vezes, Ele age na velocidade permitida. Às vezes, Ele precisa colocar um radar... Em algumas situações, com radar, quebra molas, um guarda multando, a gente ainda passa direto.

Por muitas vezes, eu já orei ao Senhor, querendo que Ele tirasse de mim o Livre Arbítrio... De que me serve isso??? Somente para me dar a opção de pecar.
Obedecer, para nós não deveria ser opção... Obedecer, é a regra. Adorar, é a regra. Agradecer, é a regra.
Mas não... O nosso corpo sempre inclina para o que é errado.

Querem um exemplo??? Vou dar dois. 

Qual a primeira palavra que a criança aprende a falar? "não". Neném, você gosta do papai??? "Não". Você gosta da mamãe? "Não". É a inclinação para o erro...

Outro. Quando ouvimos um som, um barulho de frenagem brusca, som de pneus cantando qual a nossa reação??? "buuumm" Quase bateu. rsrsrs Porque não falar: Ufa! Ainda bem que não bateu!

Por isso que é necessário que Ele use a correção... Para que com o livre arbítrio, possamos inverter a inclinação do nosso lado físico.

E Ele consegue...

Hebreus 12:5-11
Será que vocês já esqueceram as palavras de encorajamento que Deus lhes disse, como se vocês fossem filhos dele? Pois ele disse: "Preste atenção, meu filho, quando o Senhor o castiga, e não se desanime quando ele o repreende.
 Pois o Senhor corrige quem ele ama e castiga quem ele aceita como filho."
 Suportem o sofrimento com paciência como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos. Será que existe algum filho que nunca foi corrigido pelo pai?
 Se vocês não são corrigidos como acontece com todos os filhos de Deus, então não são filhos de verdade, mas filhos ilegítimos.
 No caso dos nossos pais humanos, eles nos corrigiam, e nós os respeitávamos. Então devemos obedecer muito mais ainda ao nosso Pai celestial e assim viveremos.
 Os nossos pais humanos nos corrigiam durante pouco tempo, pois achavam que isso era certo; mas Deus nos corrige para o nosso próprio bem, para que participemos da sua santidade.
 Quando somos corrigidos, isso no momento nos parece motivo de tristeza e não de alegria. Porém, mais tarde, os que foram corrigidos recebem como recompensa uma vida correta e de paz.
E Ele sempre consegue...

Que sejamos mais gratos também na correção do nosso Papai. Se Ele está nos corrigindo de alguma forma, é porque Ele tem algo melhor. E está provando o seu amor e cuidado, dizendo que ainda acredita em mim e em você...

Muita Paz!

Muito Obrigado, Paizinho... Meu Redentor. É tudo Teu...


Ministério Maanaim
Abimael de Andrade- Min. Louvor Nascidos para Adorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário