terça-feira, 12 de agosto de 2014

Devocional - Depressão - A Alegria do Senhor, é a nossa força!

Bom dia, Amados.
Graça e Paz!

Queridos, todos os devocionais são muitíssimo importantes para mim que escrevo, e para vocês que recebem, eu sei. Mas alguns, saem de uma forma diferente... E esse de hoje é profético. Então, mesmo que ele seja um pouquinho maior do que os outros, eu peço um pouco mais da sua atenção para esse, prometo que vocês não irão se arrepender.

Eu já falei desse assunto por duas ou três vezes, mas Papai me fez voltar no tema. Só que dessa vez, eu vou falar com conhecimento maior da causa, pois Deus me fez viver cada detalhe que vou escrever, antes de falar com vocês.

Mais uma vez, falaremos sobre a DEPRESSÃO.

Eu vi, vivi e venci.

De acordo com o Dr. Dráuzio Varella, a maioria das pessoas que sofrem de depressão, não sabem que sofrem. E em cada dez pessoas que procuram auxílio médico, apenas uma responde questões relacionadas aos sintomas da depressão.

Infelizmente, algumas pessoas mal esclarecidas, trataram por muito tempo a depressão como se fosse alguma debilidade espiritual, quando na verdade, os doentes deveriam receber atendimento médico. Isso gerou em todos um certo temor, e medo de se abrir, e em alguns casos, piorou o quadro. Pessoas que apenas estavam tristes, foram julgadas possessas, endemoniadas, e com isso sim, desencadeou vários problemas, dando abertura no mundo espiritual.

Segundo o mesmo doutor, a depressão caracteriza-se pelo prolongar de um estado triste, ou seja, uma pessoa ficar triste por um longo período. Essa tristeza, pode se apresentar de outras formas como: perda de interesse em algo que cause prazer, ausência de convívio, perda de interesse no trabalho, choro, insônia, excesso de sono, perda de apetite, aumento de apetite, e mais uma série de sintomas. Todos esses, uma pessoa pode curar a si mesma nas primeiras quatro semanas. Se esses sintomas durarem mais do que esse período, é necessário o auxílio médico. A partir daí, o corpo começa a deixar de fabricar enzimas e anticorpos, aí o problema que era de âmbito emocional se torna físico, dando lugar a doenças. Dores de cabeça, órgãos se sentem fadigados, e nesse ponto, com o emocional abatido, com o físico abalado, o espiritual se torna o alvo. Mas é o último estado. E somente um médico, através de exames laboratoriais, consegue diagnosticar o estágio do estado depressivo.

Em um devocional passado, eu dei dois exemplos, o de Ana e o de Elias, e vou permanecer com os dois. E vou acrescentar mais um, o de Jesus. Cada exemplo aqui, foi um caso de depressão, mas a própria Bíblia mostra o formato de cura para cada um dos três.

Vejamos:

Ana - No capítulo 2 de 1 Samuel, Ana entra em depressão. A Bíblia nos diz, que Ana não queria mais conversar, não queria ais vida social, não comia mais e o seu semblante estava abatido. Até mesmo o sacerdote, do templo que Ana frequentava (algo incomum pois as mulheres não costumavam ir sozinhas ao templo) julgou-a estar bêbada. Ana orava baixinho, e apenas resmungava enquanto seus lábios se moviam, por isso estava parecendo fora do seu estado normal. A cura para a depressão de Ana, estava em um filho. Quando ela engravidou, pois era estéril, e a outra esposa do seu marido constantemente a irritava por isso, novamente ela se alegrou e a bíblia nos mostra no capítulo seguinte que Ana até fez uma canção. Uma música. A cura, veio com a resposta de um pedido a Deus.

Elias - Elias é um caso de depressão, que chega a ser engraçado, mas eu não vou fazer graça com algo tão sério. Elias havia matado cerca de 950 profetas de Baal e de Azera, deuses estranhos ao povo de Israel naquela época, e quando a rainha e sacerdotisa Jezabel soube disso, jurou Elias de morte. Isso está em 1 Reis no capítulo 19. Elias mais que depressa, correu e fugiu sozinho para o deserto. Aqui, vemos que a depressão de Elias era meio que forçada. Elias queria estar deprimido. Elias achou, que só havia sobrado ele de cristão no mundo. E se ele morresse, não haveria mais quem acreditasse e Deus. Mas Deus, calou-se. Elias ficou um tempo deitado debaixo de uma árvore. Sem comer. Fazendo greve de fome, até que Deus falasse com ele. E ainda fez uma oração suicida... "Deus, eu não sou melhor que meus pais que já morreram. Pode me matar agora." Quando foi no final da tarde, um anjo tocou Elias, e quando ele acordou, viu um pão assado sobre umas brasas, uma botija de água e o anjo disse: "Levanta e come. Seu caminho será longo." Elias comeu, e caminhou sem parar por quarenta dias. Engraçado, é que Deus não falou com ele por todo esse tempo. E Elias continuava emburrado. Assim, ele entra em uma caverna. Aí sim, Deus dirige a palavra para Elias perguntando: Elias, o que você está fazendo aí??? Gente, a resposta de Elias foi a maior choradeira de todos os tempos. Ele começa: "Deus, eu tenho sido fiel e zeloso com a sua palavra. Ninguém mas quer te servir. Quebraram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e só sobrou eu, e agora uma mulher quer me matar..." Não vou me estender mais, mas por uma outra vez, Deus pergunta a mesma coisa para Elias e vem a mesma resposta. O remédio para Elias sabe qual foi? Trabalho. 1 Reis 19:15-16 E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. Deus estava falando assim com Elias: Você é profeta, e está aqui perdido no meio do nada. É só ficar atoa e começa a inventar moda. Vamos voltar pra cidade e vamos trabalhar, meu filho!!! E Elias ficou curado. Estava faltando trabalho, e ser valorizado no trabalho que fazia também.

Jesus - Jesus se retira para um local mais afastado no Jardim do Getsêmani, e convida 3 amigos para orar com ele. Mas os amigos começam a dormir... Era tarde da noite. Jesus estava sem sono, os discípulos não. A Bíblia diz em Mateus 26 que ele sentiu uma tristeza mortal. Por duas vezes, Jesus vai orar e volta e encontra os discípulos dormindo. Ele diz mais ou menos assim... "Nem uma hora vocês podem ficar me olhando? Orando comigo?" Nesse momento, em sua oração, Jesus anseia por sua morte... E nesse caso, não houve cura e nem conforto.

Elias foi curado. Ana também. Porque Jesus não foi??? Porque Jesus, sofreu o que eu e você tínhamos que sofrer. Mas Ele venceu, pra mostrar pra mim e pra você que também podemos vencer.

O Senhor se alegra e te ver bem. E a alegria do Senhor, é a sua força.

Sei que alguns sintomas que eu citei aqui, tocou alguém. Pessoas que tem medo de procurar um médico, pessoas que tem medo de serem taxadas como depressivas... Ou como possessas. Nesta manhã, eu quero ministrar a cura sobre você. Que a alegria do Senhor, preencha todos os vazios, todos os cantos todos os locais que precisam ser preenchidos no seu coração, e que nunca mais, tristeza nenhuma possa roubar a sua paz.

Sinta através destas palavras, o bálsamo, a cura, o milagre, a benção do Senhor que enriquece e que não acrescenta dores, sobre você. Você nasceu para ser feliz! 

Sorria!!!!!

Música maestro!

A alegria do Senhor (Fernandinho)

Vento sopra forte
Tuas águas não podem me afogar
Vento sopra forte
Em suas mãos vou segurar (2x)

Não me guio pelo que vejo
Mas eu sigo pelo que creio
Eu não olho as circunstâncias
Eu vejo o Teu amor

A alegria do Senhor é a nossa força! Ahhh! (4x)

Essa alegria não vai mais sair (3x)
De dentro do meu coração

A Alegria do Senhor é a nossa força!


Ministério Maanaim
Abimael de Andrade - Min. de Louvor Nascidos para Adorar


Nenhum comentário:

Postar um comentário