terça-feira, 29 de outubro de 2013

Devocional - Um ao outro ajudou

Postado para Ministério Maanaim e 29 de outubro de 2013.


Bom dia, Amigos.
Muita Paz.

Vamos falar sobre amizade???

Amigos de verdade estão em extinção, já perceberam? Amigos que antes achávamos que eram amigos, agiam como amigos, tinham papel de amigos... Mas que no final, em um momento ou outro, eles se revelaram outras pessoas, outra personalidade, outras atitudes... O que nos faz pensar assim: O que o fez mudar de idéia??? Ou até mesmo transferimos o erro para nós, nos perguntando: Onde foi que eu errei???

Seria meio demagogo e óbvio, eu dizer aqui que temos em Cristo um Amigo Fiel, Verdadeiro, que nunca nos abandona... Mas como isso é claro e não muda, eu gostaria de tocar mais fundo nessa questão.

Há um versículo em Isaías 41 que diz assim: 

"Um ao outro ajudou, e ao seu amigo disse: Esforça-te!"

Interessante nesse versículo, é que primeiro eles se ajudaram mútuamente. Só após isso, é que veio as palavras. Tamujunto, conte comigo, me ligue se precisar, vou te ajudar, só faz efeito depois de um ao outro se ajuda. Senão, são apenas palavras, promessas. 
Paralelamente a esse versículo, recebi de uma grande e querida amiga, em um momento que eu precisava de ajuda, uma citação de Karl Menninger que diz: Nos movemos na direção dos amigos que nos ouvem, e desejamos estar sempre em seu raio de ação... Caramba!

Uma outa situação bíblica para amizade, é a de Davi e Jônatas em 2 Samuel 1:26:

Eu choro por você, meu irmão Jônatas;
como eu o estimava!
Como era maravilhoso o seu amor para mim,
melhor ainda do que o amor das mulheres.

Davi e Jônatas consideravam-se, mais do que amigos. Eram irmãos. Essa expressão de Davi, veio logo após a notícia da morte de Jônatas. Muitas comunidades gays, procuram usar esse versículo como justificativa para relações homoafetivas. Mas não. Davi dizia, que ainda que o seu amor pela sua esposa acabasse, ele teria em Jônatas uma amizade verdadeira, para confiar e poder contar na hora da adversidade.


Outro versículo, está em Provérbios 17:17:

"O amigo ama sempre, e nos piores momentos ele se torna um irmão." 

Entenderam?
As vezes, começamos relacionamentos, e estes nos afastam dos nossos amigos. Quando esses relacionamentos acabam, quem está lá, para nos receber de braços abertos novamente, são os mesmos amigos os quais abandonamos...

E todos os dias, falamos com nossos amigos. Um dia, os verdadeiros se revelam irmãos. Os falsos, a nossa dificuldade se incumbe de afastá-los.

Mas já que verdadeiros amigos estão em extinção, podemos dar graças a Deus que nós temos vários... Vamos espalhar o amor Verdadeiro???

Missão de hoje: Escolher dentre os vários amigos que temos, um. Apenas um. E se ele ainda não for receptor do Maanaim, encaminhe esse email para ele, e se ele já receber, diga uma declaração de amizade para ele/ela. Cultive e cative ainda mais essa amizade.

Os motivos para comemorar ainda são a maioria!!!

Obrigado, Doce Amigo...


Ministério Maanaim
Abimael de Andrade - Min. Louvor Nascidos para Adorar

Nenhum comentário:

Postar um comentário