segunda-feira, 8 de abril de 2013

Devocional - Duas multidões, um veredito: Vida!

Postado para Ministério Maanaim

Bom dia, Pessoal.

Que a paz que excede a todo entendimento esteja sobre todos.

Domingo de cultos para todos, esperança renovada e recomeça a semana. E que essa seja de ifinitas bençãos para todos nós.

Lucas 7:11-16

Pouco tempo depois Jesus foi para uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão foram com ele.
Quando ele estava chegando perto do portão da cidade, ia saindo um enterro. O defunto era filho único de uma viúva, e muita gente da cidade ia com ela.
Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse: – Não chore.
Então ele chegou mais perto e tocou no caixão. E os que o estavam carregando pararam. Então Jesus disse: – Moço, eu ordeno a você: levante-se!
O moço sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à mãe.
Todos ficaram com muito medo e louvavam a Deus, dizendo: – Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar o seu povo!

Vemos aqui, Amados, lições que vamos destacar algumas.

O texto nos fala de duas multidões que se encontram. A primeira mlultidão, seguia a Jesus. A segunda multidão, levava um jovem morto.
Duas multidões. Uma levava a vida, outra, levava a morte. Uma caminhava para a vida, outra caminhava para a morte.

Seria muito clichê da minha parte, e eu não gosto nem um pouco de ser previsível, perguntar aqui a qual multidão temos seguido. Mas a minha intenção não é essa.

(pausa porque Papai está mudando todo o curso do Devocional.)




Pronto.

Sei que vocês não entenderam, mas vou tentar explicar. Eu falaria de coisas externas, coisas que buscamos, coisas que nos levam a vida e coisas que nos levam a morte. Companhias que temos, multidões que seguimos, amizades e tal, mas mudou tudo.

Vamos prosseguir.

Essas duas multidões, caminham dentro de nós todos os dias. Seja multidão de pensamentos, seja multidão de sentimentos, seja uma multidão de atitudes. Uma multidão, segue a Vida. Outra multidão, segue a Morte.

Para comprovar isso, temos inúmeros exemplos bíblicos. A eterna briga Espírito X Carne, representa essa multidão. Vida e morte no poder da língua, também representa essas duas multidões. "Eis que diante de vós tenho posto dois caminhos..." Esse versículo também representa essas duas multidões.

Com certeza, examinando a nós mesmos, já fizemos o nosso próprio julgamento para verificar a o que seguimos. Mas não se animem com o resultado.

Lembrem-se que as duas multidões iam uma de encontro à outra.

Se por um lado, a primeira seguia a Vida, ela estava caminhando em direção à morte.
Por outro lado, a segunda seguia a morte, mas caminhava em direção à Vida.

Entenderam? Em Romanos 7 no versículo 15 diz assim:
"Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio." E ainda mais o versículo 19 "Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço." Aconselho a lerem o capítulo todo para compreenderem melhor essa briga.

Só que, tem um porém nesse história... Havia um diferencial. Não eram os vivos que caminhavam para a morte, e nem o morto qaue caminhava para os vivos. A diferença, era que a própria Vida, ia à frente da primeira mulidão... Aleluia!

Volto a dizer, esse encontro, essas duas marchas, acontece dentro de nós a todo momento. Todos os dias, precisamos tomar decisões sobre o que vai nos levar a vida, e sonre o que vai nos levar a morte. Todos os dias, precisamos fazer escolhas. E muitas vezes, achamos que estamos seguindo o que é bom, mas aquilo acaba nos levando de encontro ao que é mal. Decisões erradas que tomamos. às vezes, até é a decisão correta, porém na hora errada. Nem sempre que temos razão, devemos agir com ela.
Posso ser mais claro?
Você pode ter motivos e razões o suficiente para matar uma pessoa, mas fazer isso não é o correto. Acho que fui ao extremo, não??? rsrs Perdoem-me.

Você pode ter a razão na história, ter motivos suficiente para odiar uma pessoa o resto da sua vida e mais uns seis meses depois, mas o correto não é perdoar? Não somente uma só vez... rsrs

E o que torna esse encontro ainda mais interessante, foi que Jesus, a vida, quebrou um montão de protocolos para que a vida fosse gerada novamente.

Vou destacar 3, para finalizar.

De acordo com os costumes judaicos, um enterro deve ser feito às pressas, sem muito cerimonial. Dizem que com a mesma rapidez uma criança nasce, e lhe é dado banho e alimentada, quando morre também deve ser entregue rapidamente a vida eterna. Outra coisa, nenhum homem solteiro, deve dirigir a palavra a uma mulher casada ou viúva. Também, deve-se respeitar aqueles que pranteiam os seus mortos. Chorar, é um ato de respeto pelos que se foram

Outro costume judaico, é quanto ao Nazireu. Nazireu, quer dizer uma pessoa que foi separada para Deus, assim como Sansão era. Um nazireu, entre outros tantos votos, não podia tocar em coisas mortas. Jesus era Nazireu.

Nota: Não coloquei as fontes, para não tomar tempo. Mas se quiserem, todas essas instruções estão no livro de Levíticos e Deuteronômio.

Vemos no texto que Jesus quebrou pelo menos protocolos.

- Tocou o esquife
- Interrompeu o cortejo fúnebre
- Se dirigiu a viúva, dizendo: Não chores.

Loucura total. Ele poderia ser preso, por tudo àquilo que tinha feito. Mas Jesus, quando quer abençoar, e transformar à vida de alguém, Ele não se prende a dogmas, não se prenda à protocolos.

Ele conhece a brigas que temos dentro de nós. Mas independente dos protocolos ou das regras, Ele quer gerar a vida através disso! Basta que nós também, abrindo mãos dos mesmos protocolos que Ele quebra, demos a permissão para que ele nos abençoe.

Caros amigos... Ele quer o nosso bem. Ele quer nos abençoar. Ele quer nos dar a vida novamente... Mas por favor... Quando Ele disser para parar o funeral, PARE! Quando Ele disser para não chorar, NÃO CHORE! E se Ele fizer algo, que você achar estranho... Que você não gostar, ou que até mesmo ache um absurdo, não reclame. Aceite... Ele está trabalhando...

E fique tranquilo, Relaxe. No final da história, TODOS, as duas multidões vão comemorar e glorificar àquele que nos trouxe de volta a Vida!



Pai amado. Te louvo. E repito as palavras de uma música que diz que o Senhor é soberano... Se o nosso coração, parar de bater, mais uma vez o Senhor assopra em nossas narinas, e nos traz de volta à vida... Te louvamos por isso. Essa fé que temos em Ti, nos faz prosseguir e continuar caminhando, ainda que por vezes essas duas multidões nos coloque em dúvida, mas o senhor esta no meio, nos guiando e dando-nos a direção. Te louvamos, Paizinho. E te agradecemos...



Ministério Maanaim
Abimael de Andrade - Nascidos para Adorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário