terça-feira, 23 de abril de 2013

Devocional - Lições de Pedro, a pedra.

Postado para Ministério Maanaim - 23/04/2013


Bom dia à todos.

Muita Paz para todos nós.

Estamos de volta!

João 21:17
E perguntou pela terceira vez: – Simão, filho de João, você me ama? Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: “Você me ama?” E respondeu: – O Senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor! E Jesus ordenou: – Tome conta das minhas ovelhas.


Gosto muito das experiências loucas que os personagens Bíblicos viveram. Quando paramos para meditar, vemos que cada personagem vivenciou algo diferente de maneira específica, mas uma dessas experiências me chama muito a atenção. Como o devocional tem que falar primeiro com quem escreve, já fui tocado por essa experiência nesta manhã, agora vamos compartilhar. Como disse Paulo, o que eu recebi do enhor, é o que também vos entrego.

Esse cara, como já viram no versículo, é Pedro. Não vou focar muito nas citações, para não tomar muito tempo, até mesmo pq os exemplos que vou dar são bem conhecidos.

Pedro como pescador, exercia uma profissão muito comum para a época. Nada de destaque especial. Lucas, era médico. Mateus, cobrador de impostos. João e seu irmão, empresários. Como os outros, Pedro era pescador. E fazia isso bem.
Quando penso em Pedro, imagino que ele seria um homem simples. Grande, forte, rude. Mal sabia falar. Mas por dentro daquele grandão, tinha uma criatura simples, que desejava a Deus a todo momento. Tanto que não exita, em deixar tudo e seguir Jesus. Interessante, que a sua chamada acontece de maneira até curiosa... Pedro e seus amigos, tentaram pescar a noite toda e não haviam conseguido nada. Quando estão retornando à praia, provavelmente cabisbaixos por terem perdido uma noite, um homem, Jesus, que até então Pedro não conhecia, ensinava a uma multidão. Esse homem, pediu carona no barco, para se afastar um pouco das pessoas. Entrou justamente no barco de Pedro. Deve ter notado a frustração no rosto dele, então manda que ele jogue as redes do outro lado... Pedro, que sabia bem o que fazia, poderia ter dado uma boa resposta naquele "curioso"... Talvez, se fosse eu, eu teria dito: "Que isso, Brother, eu sei o que estou fazendo... E você, quem é?" Mas Pedro não... Podia ser PHD em pescaria, mas ele notou, que aquele homem tinha uma autoridade no falar. Ele o chama de Mestre... "E diz: pescamos a noite toda, e não pegamos nada. Mas sobe a Tua palavra, nós lançaremos as redes". E então acontece a primeira experiência de Pedro. As redes chegam tão cheias, que quase se rompem. Ali, diante da surpresa de Pedro, o Mestre o chama para ser pescador de homens. Era como se em uma palavra profética Ele dissesse: "Da mesma forma que voe teve sucesso, obedecendo as minahs palavras, acontecerá quando vc for pescar homens.

E assim foi, durante todos os tres anos de ministério de Jesus.
Pedro era ousado. Louco. Apaixonado por Jesus. Quando Jesus se identificou, andando por cima das águas, Pedro foi o primeiro a se candidatar para fazer o mesmo. E conseguiu. Pode até ter afundado depois, mas foi mais ousado que os demais que ficaram no barco.
Ganhou de presente a cura da sogra... (sem piadinhas)
Quando Jesus foi preso, sacou da espada e cortou a orelha de Malco. Sorte de Malco, porque Pedro mirou foi a cabeça.
Outro dia, após Jesus perguntar o que os discípulos ouviam acerca DEle, e o que eles mesmo pensavam que Ele era, Pedro pula na frente de todos e declara: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus!"

Mas a mais importante experiência, foi quando Jesus perdoa Pedro por tê-lo traído.
Jesus já havia ressucitado, e por sinal, Pedro foi um dos primeiros a saber disso. Talvez, tentava ali o primeiro contato para pedir-Lhe perdão... Mas Jesus se fora novamente.
Jesus, não estava mais tão presente... parece que a historia havia se acabado ali. Então Pedro, resolve voltar a pescar. Parece que aqueles tres anos passados ao lado de Crristo, tinha sido um sonho bom... Porém pesava nos ombros de Pedro, que ele O negara por 3 vezes. Tinham uma conta a acertar... E O Mestre não mais se encontrava com eles no local de costume.

Pedro volta da pescaria... Mais uma vez, ele não pegaram nada. Frustração total. Agora um homem na praia pergunta se eles pescaram alguma coisa... Ele responderam que não. O Homem, manda que joguem a rede do lado direito... Opa! Espere!!! Pedro já tinha passado por isso antes... kkkkkkkk O coração de Pedro bate forte. Talvez, assim como os meus olhos agora, os olhos de Pedro estavam cheios de lágrimas... Ele sabia que tinha algo diferente... rsrs Mais uma vez, ele faz o que o Homem manda. E a pesca é superabundante... João, grita para Pedro... Pedro, é o Senhor!!! Como se precisasse... Pedro já estava sentindo e sabia quem era. Engraçado, era que Pedro nesse momento, pescava pelado. Não sei porque. Rapidamente ele pula na água, e veste a parte de baixo de suas roupas.

Não dava para esperar o barco remar até a praia... Ele decide ir nadando mesmo. Precisava encontrar-se com Jesus o mais depressa possível... E Jesus estava esperando por ele. Pedro chega a praia, e lá está uma fogueira com um peixe assado. O Mestre pede que os outros tragam mais peixe, e se afasta com Pedro para acertarem as contas... rsrs Aleluia!!!

O Mestre sabia que Pedro o havia negado por tres vezes. Precisavam mesmo conversar.
- Pedro, você me ama??? E Pedro disse que sim.
- Pedro, você me ama??? E Pedro disse que sim.
- Pedro, você me ama??? E Pedro, entende o porque das tres perguntas... Entristecido, porque por tres vezes ele O negara... O mundo desaba mais uma vez. Ele diz: "Senhor... O Senhor sabe de tudo... O Senhor sabe que eu Te Amo!" Nessa oração, muita coisa estava sendo dita. "O Senhor sabe de tudo, sabe o quanto eu me arrependo por ter te negado..." "O Senhor sabe de tudo, sabe o quanto eu sou grato por tudo o que já fizeste por mim..." Com certeza, se lembrou de todas as experiências que tiveram juntos. E Jesus entendeu. Para cada momento em que Pedro o nagou, Jesus fez que ele declarasse que o amava. E asim, onde abundou o pecado, superabundou a Graça... Aleluia!

-Pedro, eu te perdoo... Morri por você também. Apascenta, cuida, pastoreia as minhas ovelhas...

E neste momento através do perdão, Jesus ungia Pedro como Pastor, como cuidador de homens. E mulheres também.

No perdão, foi confirmado um ministério. Mas houve de um lado, o desejo de perdoar. Do outro, a necessidade de ser perdoado. E arrependimento, também.

Não seria preciso, explicar o motivo desse Devocional. 

Uma história grande, cheia de detalhes, assim como a sua.
Pecou. Traiu Jesus. Negou Jesus. Mas nesta manhã, o Mestre te convida a declarar que para cada pecado seu, Ele quer ouvir uma declaração de amor sua também. O Perdão dEle, é certo. o ministério que Ele tem para você desde o início, ainda está de pé. A cada perdão, Ele confirma esse ministério para você. Não é por causa do pecado, que Ele desistiu de usar você, mas é necessário que se arrependa, e aceite o convite de Jesus para comer um peixe, e acertarem as contas. NÃO! Ele não vai te julgar. Ele quer apenas ouvir que você O ama, e ministrar o próprio perdão a você...

Especialmente hoje, eu não escreverei a oração aqui. Quero que a oração, seja bem individual. Aceite o convite do Mestre para conversarem, e aproveite para fazer a sua oração.


Que a Paz, esteja com todos.



Ministério Maanaim
Abimael de Andrade - Min. Louvor nascidos para Adorar

Nenhum comentário:

Postar um comentário